segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

apartes

Numa cozinha os objectos mais importantes além dos alimentos em si, são os utensílios utilizados.

Hoje vou falar sobre um utensílio que á partida pode não demonstrar qual quer importância mas pode ser um elemento decisivo até ao nível económico como vamos poder confirmar isso.
Falo agora sobre as tábuas para cortes, existem de diversos materiais, feitos de madeira, de plásticos (materiais sintéticos). Nas cozinhas industrias estes elementos pela sua cor definem cada área (ex. vermelho para carne, azul para peixe e verde para vegetais etc).
Eu penso que nunca deixa de ser um bom investimento a aquisição de utensílio como este até porque se possui uma faca de qualidade não vai querer com certeza estraga lá sobre uma superfície inadequada.
Para começar compre uma adequada ás suas necessidades e frequência com que necessita de cortar picar, legumes, carnes e peixes.
Lembre se que quando está a preparar vários tipos de alimentos se possui apenas uma tábua lave sempre caso esteja (por exemplo), a filetar um peixe e depois vá picar cebolas ou alho e vice versa, além de evitar os odores diferentes previne sempre uma possível contaminação cruzada.

Não quero tornar esta ajuda muito técnica, por isso tome a liberdade de passar por uma loja de matérias para cozinha e pense em adequir um destes tabuleiros que tanta falta fazem e pouco é enaltecido a sua função.

Dica: Se tem um tabuleiro e alguma vez ao cortar alguma peça tenha se desequilibrado porque a tábua se desviou, experimente colocar uma toalha molhada por de baixo e verifique a estabilidade, dará certamente mais segurança enquanto trabalha em cima da tábua.

Cumprimentos
L.P

Sem comentários:

Enviar um comentário